Como celebrar o Dia Internacional do Idoso?

Notícias

Como celebrar o Dia Internacional do Idoso?

29 Setembro 2017 |

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas e fica a pergunta: você já parou para pensar em como será sua vida quando você envelhecer? Pode não ser fácil pensar nisso, mas praticamente todos nós seremos idosos.

 

Depois de viver muitas experiências, criar família, trabalhar, os idosos não tem mais a mesma energia de sempre - nem física, nem mental. Essa data existe para que possamos reavaliar a nossa atitude com essa população, afinal, praticamente todos nós temos uma pessoa idosa no nosso dia-a-dia. Vamos ver o que podemos melhorar?

 

Converse com paciência: eles não escutam mais tão bem e isso é natural da idade. Então, repita as frases e não os exclua das conversas. Eles adoram conversar.  

 

Eles precisam socializar: mesmo que as gerações sejam diferentes, sempre converse, troque informações ou facilite encontros entre amigos e parentes. A socialização é muito importante para manter a mente ativa, a vida mais gostosa e evitar depressões.

 

Seja solícito: eles não têm a mesma força física da juventude, então sempre que você puder ajudar com tarefas do cotidiano, ajude. Eles serão muito gratos e você tornará o dia deles mais fácil.

 

O esquecimento é normal: quando a idade vai chegando, podemos ficar mais esquecidos. Tente entender, ajude-os a lembrar e não os faça se sentir mal por estarem esquecendo as coisas.

 

Eles não têm o mesmo ritmo: para eles a vida desacelerou e mesmo que se esforcem, o corpo não tem mais a mesma velocidade, então, tenha paciência.

 

Quando nos colocamos no lugar do outro fica mais fácil compreendê-lo e analisar o que podemos fazer. Neste Dia do Idoso, que tal refletir sobre como você tem tratados os idosos?